Quando ir para Ouro Preto

Quando ir para Ouro Preto

31/01/2020 0 Por Mari Dahrug

Decidir quando ir para Ouro Preto depende muito do gosto de cada um: se você gosta de um agito ou de tranquilidade, frio ou calor etc. A cidade é voltada para o turismo e recebe visitantes durante todo o ano.

Para quem busca tranquilidade e preços mais baixos, o ideal é optar pelos períodos de baixa temporada. Certamente os fins de semana e feriados prolomgados são sempre os períodos mais disputados, e, consequentemente, mais caros. Os meses de férias escolares também sempre atraem mais visitantes, por isso dezembro, janeiro, fevereiro e julho são considerados alta temporada.

 

 

 

 

Carnaval

Esse é um dos feriados mais tradicionais em Ouro Preto, que ficou famosa pelas festividades carnavalescas. Trata-se do carnaval de rua mais tradicional de Minas Gerais, que acontece desde o século XIX. São realizados diversos desfiles de blocos caricatos com foliões de diversas regiões do país e do mundo, e há opções para diversos gostos, com músicas que vão desde as tradicionais marchinhas e sambas até o pop rock.

 

Clima em Ouro Preto

O clima pode ser um fator determinante na hora de planejar a viagem. Nesse post dou mais detalhes sobre o clima em Ouro Preto, mas em geral, pode-se dizer que fica dividido em duas estações ao ano. Entre os meses de outubro e março, há maior incidência de chuvas e o clima é mais quente e úmido. Esse é um fator que deve ser levado em consideração para quem visita a cidade nessa época, já que caminhar por ladeiras no clima mais quente pode ser cansativo, assim como o piso de pedra molhado nos dias de chuva pode não ser uma experiência agradável. No entanto, o clima mais quente é bom para quem pretende também visitar as cachoeiras da região.

Já entre os meses de abril e setembro, o clima é mais seco e frio, com menor incidência de chuvas. Nessa época, é comum que os dias comecem com névoa e baixas temperaturas, mas logo o céu azul aparece, a temperatura fica amena e é bastante agradável para passear a pé. À noite, a temperatura cai e casacos, luvas e até mesmo cachecol podem ser necessários.