
O que fazer em Montevideo: principais pontos turísticos
Montevidéu, ou Montevideo em espanhol, é a capital e maior cidade do Uruguai, porém tem um clima mais tranquilo de interior, se comparada a outras capitais e metrópoles. Por isso, é um destino perfeito para uma viagem mais curta, já que é possível conhecer os principais pontos em dois ou três dias.
Reuni aqui nesse post os principais pontos turísticos e atrativos para se conhecer na cidade. Para quem tiver mais dias na viagem e quiser incluir alguns passeios de bate e volta, confira também as dicas de Punta del Este e Colonia del Sacramento.
O QUE FAZER EM MONTEVIDEO
Plaza Independencia
A principal praça da cidade, a Plaza Independencia, ou Praça Independência em português, divide o Centro de Montevidéu e a Cidade Velha (Ciudad Vieja). No meio da praça tem a estátua de General Artigas, um grande herói nacional. Embaixo da estátua há um Mausoléu aberto para visitação, onde estão os seus restos mortais.
Ao lado da praça pode-se encontrar a Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo do Uruguai, e o Palácio Estévez, que era a sede do mesmo poder até poucas décadas atrás e hoje abriga um museu.
De um lado da praça está a Puerta de la Ciudadela, de onde começa a Ciudad Vieja e a Peatonal Sarandí, Do lado oposto, começa a avenida 18 de Julio, que é a principal da cidade.
Puerta de la Ciudadela
A Porta da Cidadela, em português, é um portal simbólico que limita a Cidade Velha com o resto de Montevidéu. O portal era uma das entradas da cidade na época colonial, e é um pouco do que restou de quando ela era pequena e ainda com muralhas.
- Endereço: Sarandí 700, 11000 Montevideo, Uruguai
Palácio Salvo
Na calçada oeste da Praça Independência, na esquina com a avenida 18 de Julio, pode-se ver o Palácio Salvo. Trata-se de uma obra do arquiteto Mario Palanti, inaugurada em 1928. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.
É considerado um edifício emblemático da cidade, recordando os anos de prosperidade das primeiras décadas do século XX. Em Buenos Aires, na Avenida de Maio, o mesmo arquiteto construiu o Palacio Barolo, um edifício considerado gêmeo do Palácio Salvo por seguir o mesmo estilo arquitetônico.
- Endereço: Plaza Independencia 848, 11100 Montevideo, Uruguai
Teatro Sólis
Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, o Teatro Solís é um imponente edifício do Centro Histórico e um dos símbolos arquitetônicos do Uruguai. Seu interior clássico foi inspirado em projetos de teatros italianos, e pode ser visitado por meio de um tour guiado, com opção em espanhol, inglês e português. Outra opção é conferir alguma apresentação, a programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.
- Visitas guiadas: US $ 90 (pesos uruguaios). Às quartas-feiras a visita é gratuita.
- Horário das visitas guiadas: terça e quinta às 16h; Quarta, sexta e domingo às 11h, 12h e 16h; Sábados às 11h, 12h, 13h e 16h.
- Endereço: Reconquista s/n esq. Bartolomé Mitre – 11000 Montevideo, Uruguai
Ciudad Vieja
A Ciudad Vieja, ou Cidade Velha em português, é o centro histórico de Montevidéu, construído a partir de 1724, quando começaram as obras de fortificação da cidade. Um pouco do que resta das muralhas é a Puerta de La Ciudadela, que coloquei acima. As ruas do bairro estão repletas de prédios antigos, praças e monumentos históricos. É lá que também estão a Catedral Metropolitana de Montevideo, a Praça da Constituição e o Banco de la República Oriental del Uruguay, um edifício suntuoso e muito bonito.
A rua de entrada da Ciudad Vieja é a Peatonal Sarandí, rua de uso exclusivo de pedestres desde 1922. Ela está cercada opções culturais e comerciais, e é um passeio muito tradicional tanto para turistas quanto para locais.
Plaza Constitución
A Praça Constituição é a praça mais antiga de Montevidéu, situada no centro do bairro histórico da Cidade Velha. É conhecida popularmente como Praça Matriz (Plaza Matriz), e fica em frente à Catedral Metropolitana de Montevidéu. A praça tem esse nome por ter sido o local no qual se jurou, em 18 de julho de 1830 a primeira constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.
Catedral Metropolitana de Montevidéu
É a principal igreja católica da cidade da cidade, e fica na Plaza Constitución, na Cidade Velha. A atual catedral tem suas origens ligadas à antiga igreja matriz de Montevidéu, construída na década de 1720, durante las obras de fortificação do porto de Montevidéu. Essa primeira igreja ruiu parcialmente em 1788, e foi reconstruída uma nova no mesmo local, maior e mais imponente que a original.
- Endereço: Ituzaingo 1373, 11000 Montevideo, Uruguai
Museo Andes 1972
O Museu Andes 1972 conta a história do acidente aéreo que emocionou o mundo em 1972, quando um pequeno avião fretado levando um jovem time de rugby do Uruguai caiu em meio à Cordilheira dos Andes. O museu reúne objetos originais do desastre ou similares usados na época, além de peças doadas pelos próprios sobreviventes e uma ampla explicação sobre o que aconteceu, o que causou o desastre, como foi possível sobreviver e uma sessão de vídeo.
- Entrada: US $ 200 (pesos uruguaios).
- Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 17h.
- Endereço: Rincón 619, 11000 Montevideo, Uruguai
Mercado del Puerto
O Mercado del Puerto, ou Mercado do Porto em português, foi inaugurado em 1868, e no início era um local para vender frutas, verduras e carnes. Com o tempo isso foi mudando, e hoje se tornou um grande centro gastronômico. O local reúne diversos restaurantes especializados em parrillas, o famoso churrasco uruguaio, além de lojinhas de artesanato e alfajor. É um lugar imperdível para quem visita a cidade.
Ao lado, está o Museu do Carnaval, que conta a história do Carnaval no Uruguai, que é o mais longo do mundo.
- Entrada: Livre
- Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 22h.
- Endereço: Piedras 237, 11000 Montevideo, Uruguai.
Avenida 18 de Julio
A principal avenida de Montevidéu é a 18 de Julio, que tem início na Praça Independência. A avenida possui diversos comércios, restaurantes e alguns pontos importantes da cidade, como a Fonte dos Cadeados, o Prédio da Intendência com a vista panorâmica da cidade, e o Pilar da Paz.
Plaza Cagancha / La Columna de la Paz
Pequena praça que fica na Avenida 18 de Júlio, onde fica o “Mercado de los Artesanos”. Em sua volta, alguns prédios históricos chamam a atenção, e no meio da avenida está o Pilar da Paz, que marca o quilômetro zero das estradas uruguaias.
- Endereço: Av. 18 de Julio, 11100 Montevideo, Uruguai
Fuente de los Candados
A Fonte dos Cadeados, em português, está bem no centro de Montevidéu, na agitada esquina entre a avenida 18 de Júlio e Yi. É onde os casais apaixonados colocam seus cadeados contendo as iniciais de seus nomes como forma de eternizar seu amor.
- Endereço: Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo, Uruguai
Intendencia de Montevideo / Mirador Panorámico
A Prefeitura de Montevidéu, chamada de Intendência, tem um Mirante Panorâmico com uma das melhores vistas da cidade. Fica no 22º andar do prédio em que está instalada, a quase 80 metros de altura, e é aberto para visitação livre e gratuita. No parapeito do espaço ainda existem placas com informações sobre os pontos que podem ser observados do alto.
- Endereço: Av. 18 de Julio 1360, 11200 Montevideo, Uruguai
Feira de Tristán Narvaja
A Feira de Tristán Narvaja é a maior e mais popular feira de Montevidéu, e acontece sempre aos domingos, das 9h às 16h. Por lá, é possível encontrar livros, roupas, discos, CDs, jogos, móveis e comida. Há um pouco de tudo nesta tradicional feira que teve início em 1909 vendendo apenas frutas e verduras. A feira começa na Tristán Narvaja com a Av. 18 de Julio.
- Entrada: Livre
- Horário de funcionamento: Domingo, das 7h às 15h.
- Endereço: Dr Tristán Narvaja 1545, 11200 Montevideo, Uruguai
Obelisco a los Constituyentes de 1830
O Obelisco de Montevidéu foi construído em comemoração ao centenário da primeira constituição do País. A obra é do escultor José Luis Zorrilla de San Martín, em granito rosa uruguaio, com 40 metros de altura. O monumento fica monumento na intersecção da Avenida 18 de Julio e Bulevar Artigas, e foi a inspiração para a construção do Obelisco de Buenos Aires.
- Endereço: Av. 18 de Julio / Bulevar Artigas – 11600 Montevideo, Uruguai
Estádio Centenário / Museu do Futebol
O Estádio Centenário foi sede da Primeira Copa do Mundo, em 1930, na qual o Uruguai se consagrou campeão. O local abriga o primeiro museu do futebol do mundo reconhecido pela FIFA. Com o ingresso do museu, é possível visitar também as arquibancadas do estádio, assim como um mirante no local.
- Entrada: US $ 150 (pesos uruguaios).
- Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 17h.
- Endereço: 11400 Montevidéu, Uruguai
Palácio Legislativo
O Palácio Legislativo do Uruguai foi inaugurado em agosto de 1925, data de comemoração ao centenário da independência do país. É considerado um dos maiores e mais bonitos do mundo e possui visitas guiadas para turistas. É um dos edifícios mais imponentes do País, e sua construção segue o estilo neoclássico grego, com fachadas e colunas feitos de mármore provindo da Grécia.
- Endereço: Av. de las Leyes, 11800 Montevideo, Uruguai
Rambla / Playas
Montevidéu não tem mar, mas o rio cria o cenário perfeito para as praias tão características da cidade. Esse é um dos passeios mais queridos pelos moradores da cidade e, claro, pelos visitantes. A avenida costeira que percorre a orla do rio é chamada de rambla, e ela tem uma excelente vista para o Rio de Plata.
As praias mais bonitas e imperdíveis para quem conhece a cidade são Pocitos e Punta Carretas. A Playa de los Pocitos, para mim, é a mais charmosa e que tem o cenário mais característico, vale a pena reservar um tempo em um dia bonito de sol para caminhar e relaxar por ali.
Deixe para visitar Punta Carretas no final da tarde para ver um pôr do sol de tirar o fôlego. O ponto ideal para isso é no Farol de Punta Carretas. Não é para menos que o Uruguai é conhecido como a terra do sol, é maravilhoso!
Letreiro de Montevidéu
Para quem quiser uma foto no famoso letreiro da cidade, ele fica em Pocitos, em um jardim logo no começo da praia. Você pode encontrá-lo em branco ou então com cores de acordo com os eventos do mês. O visual fica ainda mais bonito com o rio e a rambla ao fundo, contrastando com os prédios.
- Endereço: Rambla República del Perú, 11300 Montevideo, Uruguai
Parque Rodó
A cidade de Montevidéu é muito arborizada e possui alguns parques grandes e muito gostosos. O mais famoso é o Parque Rodó, um grande espaço verde ótimo para caminhar, relaxar, passear com o cachorro etc. Além disso, tem atrativos como pedalinho, parque de diversões, lago artificial etc.
Parque del Prado / Jardim Botânico
Outro parque famoso da cidade é o Parque Prado, que fica em uma agradável zona da cidade, mais distante do burburinho do centro. O parque tem 102 hectares de muito verde e tranquilidade. Além disso, lá tem o Jardom Botânico e um Rosedal. No Jardim Botânico há mais de mil especies vegetais de diferentes lugares do mundo e funciona como centro de atividades cientificas, formação e informação sobre botânica para o público em geral.
Cassinos de Montevidéu
Muita gente que viaja para o Uruguai tem curiosidade de conhecer os cassinos ou até mesmo tentar a sorte nas mesas de jogos. Montevidéu tem dois Cassinos muito elegantes: o do Hotel Radisson no centro da cidade, e o do Hotel Sofitel no bairro de Carrasco. Os dois têm arquiteturas e decorações muito bonitas.